Montes Claros investe em reciclagem para encarar os desafios do futuro
09/09/2025
(Foto: Reprodução) Montes Claros vem se destacando, recentemente, por seus cada vez maiores investimentos em sustentabilidade, uma verdadeira revolução na maneira de enxergar nosso relacionamento com o meio ambiente e os hábitos de consumo.
PREFEITURA INVESTE NOS GALPÕES DE RECICLAGEM, POR UM MUNDO MELHOR
Solon Queiroz/SECOM-PMMC
Prova disso foi a inauguração, no mês de abril, de uma área de transbordo de resíduos na cidade, intitulada "Ponto Certo”, para o recebimento de entulho, poda e terra, assim como pneus, colchões e móveis velhos. A área de recebimento de resíduos inertes fica situado na avenida Major Alexandre, no bairro Ibituruna.
O Ponto Certo não é específico para carroceiros, mas para toda população, pois também é uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV), contendo caçambas com descarte específico de cada material. Os materiais descartados passam por uma triagem, onde são separados os resíduos próprios para a reciclagem.
O local recebe gratuitamente até um metro cúbico dos seguintes materiais: resíduos da construção civil, podas e resíduos volumosos como móveis velhos, colchões e sofás. Neste espaço, esses resíduos ganham um destino ambientalmente adequado, evitando o descarte irregular que entope bueiros, contamina cursos d'água e afeta a paisagem da nossa cidade.
“A inauguração do Ponto Certo é importante para toda a cidade, porque, além de ser um local específico para receber resíduos da construção civil, móveis usados, podas e etc, ainda contribui para a redução do impacto ambiental, pois eliminará, ou pelo menos diminuirá o descarte irregular”, comentou o representante dos moradores do bairro Ibituruna, Anderson José de Oliveira.
NOVO PONTO CERTO DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS
Arlen Xavier/SECOM-PMMC
RECICLAGEM PREMIADA
Mais recentemente, no último mês de maio, no Congresso Mineiro de Municípios, um dos mais relevantes fóruns de gestão pública em Minas Gerais, a Prefeitura de Montes Claros esteve presente, destacando importantes conquistas na área ambiental, reafirmando o compromisso da atual gestão com políticas públicas sustentáveis, inclusivas e inovadoras. Um dos grandes destaques foi o programa “Recicla aos Montes”, selecionado entre os três melhores projetos do evento no eixo temático Meio Ambiente. Representando o município, as Secretarias de Serviços Urbanos e de Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal estiveram presentes com um estande institucional, onde foram apresentados programas de destaque, como o próprio Recicla aos Montes, além do “Composto aos Montes” e do “Recicla Vidro”. Todos fazem parte de uma política ambiental que promove a reutilização de materiais e a conscientização sobre o descarte correto de resíduos.
Confira os principais projetos do Município de Montes Claros na área de sustentabilidade: RECICLA AOS MONTES - O Recicla aos Montes, reconhecido nacionalmente, oferece suporte a cinco associações de catadores, quatro em áreas urbanas e uma na zona rural, viabilizando condições dignas de trabalho, com infraestrutura, capacitações e valorização da categoria.
Além de melhorar a gestão dos resíduos sólidos na cidade, o programa promove a inclusão social dos catadores, reconhecendo sua importância na construção de uma cidade mais limpa e sustentável.
COMPOSTO AOS MONTES - O projeto “Composto aos Montes” tem o objetivo de reduzir e melhor gerir os resíduos orgânicos gerados na Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte) e no Mercado Municipal Christo Raeff. Os resíduos considerados não reaproveitáveis são coletados no local e transportados para a empresa responsável pelo processo de compostagem dos resíduos orgânicos. O adubo produzido é distribuído aos produtores que utilizam os espaços da Ceanorte e do Mercado Municipal, colaborando de forma imediata com a agricultura familiar no Município. Parte desse adubo é utilizada nas áreas verdes municipais.
COMPOSTO AOS MONTES
Jerusia Arruda/SECOM-PMMC
RECICLA VIDRO - O programa desenvolve a coleta seletiva, incluindo a coleta de garrafas de vidro para reciclagem. Através do "Recicla Vidro", garrafas usadas são levadas para a usina de beneficiamento, onde são transformadas em um composto que é utilizado como material de construção em obras públicas em todas as regiões da cidade.
RECICLA VIDRO
André Senna/SECOM-PMMC